facebook twitter rss

© 2024 Fios Ideal

Nas Tramas da Moda

Publicado em 1 de dezembro de 2013 Por Fios Ideal
Categoria: Dicas de Moda, Todos os Posts, Últimos Acontecimentos, Verão, Vestuário

O crochê volta à cena fashion.

Caroline Demolin – Consultora de Moda

Em meio a tantas inovações tecnológicas propostas pelas indústrias têxteis, que têm sido fatores preponderantes de diferenciação e inovação no mundo da moda, uma técnica secular e artesanal de tecer se destaca nas passarelas do próximo verão, o crochê.

Não se sabe ao certo, a origem desta técnica. Historiadores acreditam que o crochê tenha surgido no período pré-histórico.

Quanto à forma atualmente conhecida deste trabalho manual, ela foi desenvolvida no século XVI.

Há indícios que o berço do crochê seja na Arábia tendo chegado à Espanha através do intenso comércio no mediterrâneo. Também na China foram encontradas evidências de uma técnica similar, que no século XVIII aportou na Europa.

A etimologia da palavra “crochê” é originária de “croké” que significava “instrumento de ferro curvado” em francês medieval.

No século XIX, a expressão “broder au crochet” começa a ser utilizada na França, e quer dizer “bordar com o gancho”. Nesta época, a técnica foi difundida através dos livros da francesa Eleonore Riego de La Branchardiere, que continham receitas fáceis de serem reproduzidas.

Nas passarelas internacionais onde foram desfiladas as coleções Primavera Verão 2014, o crochê surgiu trazendo à tona um saudosismo e, ao mesmo tempo, uma gostosa sensação de aconchego.

Apesar disto, nada tinha de cara antiga nas peças. Ao contrário, o crochê foi trabalhado de formas diferenciadas e associado a aspectos modernos.

Bottega Veneta sobrepôs o crop top de crochê tie-dye a uma estampa moderna e machada.

Para Chanel, Karl Lagerfeld desenvolveu peças alongadas com fio mescla em tons intensos.

A coleção de Tory Burch realçou a trama do crochê fazendo uma sobreposição com fundos coloridos, e criando composês com tecidos estampados nas mesmas cores. Super jovem e charmosa!
Anna Sui utilizou o crochê remetendo à década de 70 com suas túnicas em pontos fantasia bem abertos e leves.

Caminhando numa direção mais clássica, a coleção de Oscar de La Renta apresentou peças bastante elaboradas compostas por flores duotone.

Foto acima: Tory Burch

Fonte:http://www.odebate.com.br/moda-on-line/nas-tramas-da-moda-25-11-2013.html